top of page
Foto do escritorAlex Costa

Como uma empresa reduziu sua sinistralidade para 67%: O papel fundamental da gestão de saúde.

Insur Data Corretora | Especialista em planos de saúde | Alex Costa | 26/09/2024



Quando falamos de corretoras de saúde, a primeira coisa que vem à mente é a intermediação de planos e seguros. No entanto, há uma atuação estratégica por trás do serviço que vai além, é a análise de dados e gestão da saúde empresarial. Um exemplo claro é o caso de uma empresa do setor de construção civil que conseguiu alcançar resultados expressivos.

Com uma sinistralidade superior a 70% por mais de três meses consecutivos, a empresa enfrentava um desafio significativo em relação ao custo dos planos de saúde. A solução? Um processo de gestão inteligente de saúde baseado na análise de dados.




Ação: Análise e acompanhamento detalhado

O primeiro passo foi analisar em profundidade os dados de utilização. O gestor de saúde responsável pela conta observou que entre os principais serviços utilizados, 68% eram direcionados a terapias. Comparando com os benchmarks da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), foi identificado que a empresa realizava em média, 7,82 terapias por colaborador, enquanto o indicador de referência da ANS sugere um máximo de 2 por pessoa.

Ao detalhar esses dados, foi possível identificar beneficiários que estavam em tratamentos extensivos, envolvendo fonoaudiologia, nutrição e psicologia. Este cenário indicava a necessidade de uma abordagem focada não apenas em tratar, mas também em prevenir.


Estratégia: Implementação de programas de saúde e bem-estar

Em resposta, a empresa implementou um programa de medicina do trabalho, com ações direcionadas à promoção da saúde e prevenção de doenças. O programa incluiu atividades de educação em saúde, palestras sobre qualidade de vida, orientação para prática de exercícios físicos e apoio psicológico. O objetivo era claro, diminuir a necessidade de terapias ao promover um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.



Resultados: Redução da sinistralidade e qualidade de vida

Com o acompanhamento contínuo e as ações implementadas, o impacto positivo logo foi sentido. A taxa de sinistralidade foi reduzida para 67%, um nível considerado saudável para o segmento, representando uma economia significativa para a empresa e uma melhoria expressiva na qualidade de vida dos colaboradores.


Você sabia?


Existe a possibilidade da sua empresa fazer a classificação, otimização e implantação periódica dos dados obtidos das operadoras, seguradoras de saúde e softwares integrados, garantindo informações precisas e de qualidade para a gestão de saúde, sem custo*.




Conte com uma equipe formada por médicos, enfermeiros e especialistas em gestão de saúde para analisar pontos de atenção nas apólices e transformá-los em ações de saúde com foco em prevenção, bem-estar e redução de custos.




*A possibilidade de contratação e implantação dos serviços de análise de dados fica sob critério de viabilidade após análise e condições do atual contrato/apólice de saúde. Consulte e tenha mais informações.


4 visualizações0 comentário

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page